A Fascinante História do Forró: A Dança que Conquistou o Brasil

História do forró

O forró é uma expressão artística nordestina que conquistou o Brasil. Este artigo explora a rica “história do forró”, um ritmo musical, estilo de dança e festividade que surgiu a partir dos bailes populares chamados “forrobodó”. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar a poeira levantar, uma característica que ainda é vista nas danças de forró hoje.

O forró tem influências de ritmos holandeses, portugueses e danças de salão europeias. A origem do nome tem duas hipóteses: derivação do termo “forrobodó” ou da expressão inglesa “for all”. Luiz Gonzaga, um grande ícone do forró, ajudou a difundir o ritmo pelo Brasil. Atualmente, é apreciado em todo o país e celebrado no dia 13 de dezembro.

Os principais gêneros associados ao forró são: xote, xaxado e baião. O forró tradicional ou pé-de-serra tem como maiores representantes Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca. Nos anos 80 foram introduzidos outros instrumentos musicais na música eletrônica. No forró universitário foram acrescentadas mudanças instrumentais nos anos 2000.

O forró é dançado em posição de abraço fechado em pares com contato corporal total ou parcial. Os principais destinos para quem aprecia dançar forró são Itaúnas (ES), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Os principais representantes do forró incluem Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Falamansa e Aviões do Forró.